terça-feira, 23 de junho de 2026

São João

 .

..

...


São João. 



Correm os anos e para trás ficam as coisas do passado esquecidas por certo pelos dias céleres que correm no presente com as preocupações e os problemas cada vez mais difíceis e complexos da atualidade. 



Daí porque as festas de outrora superavam em redor e entusiasmo as do presente que a nosso ver não tem aquele mesmo sabor e felicidade. 



Mas o que pretendemos aqui nessa página é recordar o que foram as lindas e frias noites de São João do passado. 



Assim valermos da descrição feita por um viamonense que saudosista nos diz numa dessas noites de inverno. 



Vimos em várias ruas da cidade, algumas crianças distraindo-se com fogos da China. 



Como já estamos habituados a ver quase que diariamente tal distração nenhuma curiosidade nos despertará, não poderíamos atinar que aqueles fogos fossem em regozijo ao Santo cuja data se comemorava para aquelas crianças era a noite de São João e com tudo tinha o mesmo significado de qualquer noite comum. 



Eis, pois porque nós tenhamos lembrado da época em que o uso da botina constituía elegância para os granfinos, assim como o grande dever para um sacristão ao verno o velho Jesus, o hino a noite de São João, tinha um aspecto mais festivo e muito mais alegre ao pôr do sol. 



A gurizada reunia-se para fazer fogueiras cobertas com Ramos verdes, improvisar, canhões e comprar foguetes para guardar a hora em que no firmamento as estrelas brilhassem, aí então cheia de amor. 



Junho. Salve! Grande Santo a juventude ao queimar a fogueira tirava a sorte dançava a mazurca, polca, shote entre outras danças usadas naqueles tempos as pessoas antigas contavam as suas velhas histórias e lembravam seu passado que já não tinha a mesma atração daquele presente, que é o nosso passado de aventuras, ainda recordamos aquelas noites de São João. 



Uma das festas mais características de que reunia gregos e troianos era aqui um festival.

(...)



Alice afirmava se armava uma enorme fogueira, onde todos brincavam festejavam o santo Apóstolo. 



Quando a fogueira já se encontrava em cinzas realizava-se um lindo ritual 



(...)



Um grande baile onde rapazes e moças se divertiam até o alvorecer do dia seguinte. 



Estas memórias são até hoje bastante recordados por respeitáveis cidadãos do nosso passado e assim leitor se é o que nos resta dizer a respeito, daquelas tradições, aquelas tradições, aquelas tradicionais, festas de São João na lendária e histórica Capela de Viamão. 


Adaptado desde as páginas do livro "Viamão"
de Adonis dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário