quinta-feira, 28 de março de 2013

Sincretismo Religioso

Sincretismo Religioso




 
O mundo está lotado de “cristos”. A todo o instante são realizados rituais de sangue e a humanidade segue fenecendo.
O que é a Páscoa para esta massa de famintos por LUZ? Um ritual comensal (só). Comer, comer. Comer, comer. É o melhor para poder crescer. Esta linda e animada canção parece ser o hino ideal de uma sociedade triste, obesa e obcecada pelo consumo (e em extensão pelo materialismo).
Dentro deste contexto surge um bem de consumo muito cultuado entre os nossos comuns: o automóvel. Eu tenho observado alguns veículos novos rodando com grandes adesivos estampando frases do tipo: “Presente de Deus” (ou a serviço do senhor, por exemplo). Eu pergunto: A que deus estão referindo? Qual é o tipo de fé que potencializa o desejo da ascensão social? Quais são os rituais religiosos focados na manutenção do status quo? A baixo custo “cristos genéricos” estão disponíveis nas “farmácias populares”.
O sincretismo religioso é um fenômeno amplamente estudado pela antropologia (da religião). Eu tive a oportunidade de ocupar cadeiras de um grande mestre (acadêmico) desta área: Professor, pesquisador e Dr. em antropologia Ari Oro. Eu já disse e reafirmo: Se o seu interesse é estudar antropologia física não vá para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mas se você se interessa por religião, por exemplo, encontrará ali um interessante abrigo.
A conexão entre sabedoria e conhecimento foi produto de um longo “curso”. De alguma forma, eu via ali uma oposição que não há (mais). Eu gostaria de agradecer publicamente ao mestre (não-academico) que me conduziu neste riquíssimo processo vivencial: Sri Prem Baba.
Feliz Sempre para todos.


Para relaxar, mais uma fotinho do fudo do baú (ocasião da inauguração do novo pavimento da Rua Lisboa. De novo, eu na fese gordinho):


Nenhum comentário:

Postar um comentário