quarta-feira, 22 de junho de 2011

Santa Isabel - Monografias . com








Santa Isabel

"nenhum objeto,
nenhuma coisa
é ou tem movimento
na sociedade humana,
exceto pela significação
 que os homens lhe atribuem"
 (SAHLINS, 1979)


É com grande satisfação que recebemos o aceite do site monografias.com para a publicação do trabalho intitulado:





“As Festas Populares Religiosas de Santa Isabel e de Nossa Senhora da Imaculada Conceição: uma análise comparativa entre os dois maiores festejos católicos da Cidade de Viamão”.





A monografia foi apresentada originalmente no meio acadêmico. Oportunidade na qual conclui os trabalhos realizados na cadeira Teorias da Cultura, ministrada pelo Professor Dr. Ruben Oliven, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) / Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da análise de um tema específico no âmbito do conhecimento das teorias da cultura.






O texto integral está disponível no site abaixo:






















Para saber mais sobre o PPGAS

















Segue um pequeno trecho do trabalho:





A presente monografia representa o esforço de concluir os trabalhos realizados na cadeira Teorias da Cultura, ministrada pelo Professor Ruben Oliven, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social / Instituto de Filosofia e Ciências Humanas / Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da análise de um tema específico no âmbito do conhecimento das teorias da cultura.
As festas populares de cunho religioso estão presentes em quase todo o território nacional. Cada localidade ou cidade possui traços característicos e uma dinâmica bastante peculiar, segundo a tipologia de significação e de simbolização que os agentes religiosos e comunitários imprimem nos seus eventos. Diante deste contexto mais geral, selecionamos duas festas religiosas que acontecem no município de Viamão para fazer uma análise comparativa entre as suas principais características. No contexto mais teórico, nos embasamos no pressuposto de que "nenhum objeto, nenhuma coisa é ou tem movimento na sociedade humana, exceto pela significação que os homens lhe atribuem" (SAHLINS, 1979). Portanto, tentaremos perceber, com base na pesquisa realizada, os aspectos concernentes a carga de simbolização e de construção social dos significados que envolvem, delimitam ou delineiam estas duas festas populares.
A cidade de Viamão é uma das maiores, em termos de população (220.000 habitantes) e extensão territorial (1.487 Km2), da região metropolitana de Porto Alegre (Ver anexo 1). Neste município existe uma divisão distrital que aponta para a formação de dois grandes centros urbanos: região central, sede administrativa e política do município, e região da Grande Santa Isabel, centro comercial ligado mais diretamente a Porto Alegre. Percebendo que existe duas festas religiosas populares ligadas a cada um destes dois pólos físico-geográficos, proponho realizar uma análise etnográfica e historiográfica de alguns aspectos sociais ligados a religiosidade destas duas localidades, através dos eventos anuais mais significativos para estas comunidades: a festa de suas padroeiras.
A região da grande Santa Isabel tem a sua devoção pela santa que a denomina, Santa Isabel (Ver anexo 2) e a região central de Viamão tem a sua devoção voltada para Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Ver anexo 3). Orientado por uma perspectiva relacional e dialética, iniciarei o trabalho com a descrição das principais características e especificidades das santas e das festas em debate, investigando os principais aspectos das festividades realizadas em torno da adoração de ambas as santas. Em um segundo momento, trabalho com alguns dados históricos que colaboram no entendimento da atual dinâmica social observada nas comunidades observadas. Na parte final do trabalho, me proponho a realizar uma análise comparativa entre as duas festas, resgatando e apontando as suas principais semelhanças e diferenças, relacionando-as com a dinâmica social e história destas duas localidades. Nos anexos apresento iconografias referentes as construções textuais deste trabalho que enriquecem e reapresentam alguns dados já expostos no corpo da monografia.
Quanto a metodologia empregada, é importante destacar que abordo o meu objeto de estudo através do método etnográfico, (pesquisa qualitativa), incorporando as técnicas de observação direta e participante, complementadas com a realização de entrevistas e com a produção de imagens fotográficas e iconográficas. Destaco que entendo a observação participante como uma importante técnica de pesquisa, pois trata-se de "um processo pelo qual mantém-se a presença do observador numa situação social com a finalidade de realizar uma investigação científica. O Observador está em relação face-a-face com os observados e, ao participar da vida deles no seu cenário natural, colhe dados. Assim, o observador é parte do contexto sob observação, ao mesmo tempo modificando e sendo modificado por este contexto."[1








"As Pessoas que pedalam são mais felizes”
Pai Jacó
















 

22 comentários:

  1. Eu estive recentemente em reunião no PPGAS / IFCH / UFRGS, tratando do assunto "Oscar Aguero". O Professor Dr. Ruben Oliven está nos EUA e a Professora Cornelia Eckert responde pela direção do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) / Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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    1. A primeira imagem é do logo oficial do PPGAS. Vejam que interessante a segunda imagem. É a mesma, mostrando o logo do PPGAS, no entanto, as cores mudaram. O simbolismo destas cores sugerem uma hipótese: A adoção das cores não padronizadas representaria a intenção de realizar uma homenagem especial a algo (ou alguém)?

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    2. Visitei a página da ABA
      No link
      In Memoriam
      http://www.abant.org.br/news/show/id/16
      Não há ainda nenhuma referência ao falecimento do professor Oscar Aguero.
      Infelizmente, o vácuo permanece. Aba afirma que UFRGS não notificou-a do ocorrido. UFRGS afirma que já realizou os ritos habituais.

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  2. Respostas
    1. Em uma determinada celebração festiva, estavam em uma mesma mesa, devidamente acomodados o Pároco da Matriz de Santa Isabel e o Pároco da Matriz de Viamão), acompanhados dos seus acessores (...)
      O Professor Dr. Ruben Oliven (atualmente nos EUA) é um profissional muito competente (sobre isto não resta a menor dúvida), no entanto ele não entendeu a minha proposta ao escrever:“As Festas Populares Religiosas de Santa Isabel e de Nossa Senhora da Imaculada Conceição: uma análise comparativa entre os dois maiores festejos católicos da Cidade de Viamão”.
      Pior do que não entender é não deixar o interlocutor falar (Olhar e Ver).

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  3. A "Pesquisa" sobre o tema em tela continua. Em breve, teremos a oportunidade de divulgar novas informações sobre. Acompanhe aqui no blog o nosso trabalho que está aberto para contribuições dos interessados em interagir conosco.

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  4. O Professor Dr. Ruben Oliven (atualmente nos EUA)não entendeu a minha proposta a monografia supra porque não é facil entender o que ocorre aqui.
    Atualizando:
    Esta semana (Dia 01/12/2011) subiu o primeiro caminhão de mudanças para o Eco Village Urban Resort
    (www.ecovillageurbanresort.com.br)
    Claro que ainda não se trata de moradores (proprietários), mas já há habitantes no local (trabalhadores da construção).

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  5. Vocês lembram do episódio MORRO DO BAÚ?

    O que ocorre aqui (Belo Monte) é muito parecido com o que ocorreu lá.
    O que as nossas autoridades ambientais podem falar sobre isto?
    Eu incluo entre as autoridades ambientais as ONGS (Maricas e congeneres).
    Com a palavra os senhores (detentores de poder).

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  6. Um OLHAR de fora para dentro é muito revelador (em se tratando de pesquisas - Antropologia Urbana). Estamos realizando este movimento. Em breve novidades sobre. Aguarde.

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    1. Este EXERCÍCIO é muito interessante. É salutar e necessário um movimento de "descentração".

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  7. Acrescentamos mais uma imagem a página. Ela ilustra um pouco o contexto da escritura. São os antropólogos responsáveis pela educação ministrada no PPGAS / UFRGS, posando no próprio local onde tudo ocorre.

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  8. “Al terminar la Universidad había comprendido dos cosas: la primera, que el mundo de la intelectualidad y la alta cultura me repugnaba y la más dolorosa, que ya no quería ser filóloga”.

    Yoani Sánchez


    http://www.desdecuba.com

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  9. A BICICLETA E A PESQUISA

    "As Pessoas que pedalam são mais felizes”
    Pai Jacó

    Publicamos uma imagem da Brisk no IFCH. Mas o que tem a ver a bike e a pesquisa?
    Tem tudo a ver. Infelizmente, não sabíamos disto na época em que foram iniciados os trabalhos de pesquisa. Somente em 2008 incorporamos a bike a antropologia e esta relação deu muito certo. Na continuação desta página estaremos esclarecendo mais questões sobre esta relação.

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  10. Vamos cantar?!

    Celia Cruz - Guantanamera

    http://www.youtube.com/watch?v=Js0rKmv-0Iw&feature=player_embedded

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  11. Similar a monografia da Santa Isabel foi a monografia sobre os flanelas:
    "ESTUDO ANTROPOLÓGICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS INDIVIDUALIDADES, TRAJETÓRIAS E ITINERANÇAS DE UM GRUPO DE “FLANELAS” DA CIDADE DE PORTO ALEGRE"

    Título pomposo, não achão?

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  12. Foi um trabalho que me proporcionou muito prazer e empolgou (a época) a minha orientadora. Professora Cornelia, sugeriu inclusive que eu apresentasse uma versão do estudo na reunião anual da ABA, diante da relevância do tema.

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  13. Esta é a terceira publicação mais visitada do blog. Obrigado a todos pelo estímulo.

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  14. "Este trabalho propõe estudar a atuação de um novo ator social típico das cidades urbanas contemporâneas, o guardador de carros comumente denominado de “flanela”. Percebendo-o como integrante de toda uma dinâmica citadina moderna, propomos contextualizá-lo dentro de uma ambiente histórico e espacial recortados por esta pesquisa".
    Assim começava a monografia sobre os flanelas (primeira frase da introdução do trabalho).

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  15. + Flanelas
    A pedido
    Esta é a introdução do trabalho na integra:

    INTRODUÇÃO

    Este trabalho propõe estudar a atuação de um novo ator social típico das cidades urbanas contemporâneas, o guardador de carros comumente denominado de “flanela”. Percebendo-o como integrante de toda uma dinâmica citadina moderna, propomos contextualizá-lo dentro de uma ambiente histórico e espacial recortados por esta pesquisa.
    Para a realização da pesquisa de campo, optamos Por entrevistar os “flanelas” que atuam nas ruas que circundam a Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Avenida Osvaldo Aranha, Rua Engenheiro Luís Englert e Avenida Paulo Gama. Esta opção aconteceu em função de percebermos que neste quadrilátero estão atuando um grupo de “flanelas” com algumas características muito semelhantes, fato que proporcionou tomá-los como um grupo definido dentre os vários outros tipos de “flanelas” que atuam na cidade.
    O trabalho está estruturado em três capítulos, além da introdução, conclusão bibliografia e anexos. No primeiro capítulo - Organização do Espaço Urbano: uma reflexão sobre o desenvolvimento da cidade de Porto Alegre, através da análise do traçado das ruas e a relação desta organização com o trabalho dos “flanelas” - realizamos um levantamento histórico-geográfico que procura demonstrar a relação entre o desenvolvimento urbano da cidade com a atuação profissional dos “flanelas”. Para isso, usando, além do texto, de recursos iconográficos, tentamos demonstrar a importância de tentar perceber a evolução dos espaços urbanos, bem como a sua organização e ocupação, a partir da análise dos traçados das ruas, quando se estuda atores sociais urbanos contemporâneos como os “flanelas”. Como o nosso objetivo central não é histórico e sim antropológico, realizamos esta incursão mais historiográfica apenas para introduzir o nosso tema de debate em um contexto maior da cidade de Porto Alegre, universo desta pesquisa.
    No segundo capítulo - Mapeando o Campo Pesquisado - , vamos detalhar os aspectos característicos das ruas e dos espaços que formam o quadrilátero geo-espacial privilegiados para esta monografia. Explicamos, também os principais aspectos que marcam a divisão dos espaços de trabalho dos “flanelas”, bem como as suas noções de público e privado.
    No terceiro e último capítulo - Descrevendo o Principal Ator Social em Questão: “O Flanela” - inicialmente, passamos a explicar alguns aspectos que definiram os rumos desta pesquisa, para entrarmos no sustentáculo desta investigação antropológica, ou seja, a reconstrução do “flanela”, enquanto ator social urbano contemporâneo. Através da utilização do “flanela médio”, trazemos para esta monografia as principais constatações, observações e levantamentos realizados na pesquisa de campo, a fim de dizer quem é, como atua e como se organiza e se estrutura este ator social.
    Na conclusão, tentamos rearticular todas as informações trazidas nos capítulos anteriores, inserir novas questões e propor algumas idéias para este debate que entendemos como extremamente rico e complexo. Sendo assim, as conclusões são definidas por um trabalho que, em sendo experimental e ocasional, não permitem maiores aprofundamentos teórico-analíticos sobre o tema estudado.
    Para a metodologia do trabalho de campo, utilizamos as principais técnicas do método etnográfico, como a observação participante e não-participante, realização de entrevistas com o uso de gravador, análise de contexto do campo pesquisado e análise de conteúdo de documentos históricos, reportagens de jornais e revistas. Para a parte teórico-metodológica foram usados especialmente os textos discutidos na disciplina durante o semestre e outros pesquisados pela intuição intelectual dos pesquisadores.

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  16. GOOGLE DOCS

    Descobrimos as vantagens de usar este aplicativo e estamos aderindo a ele. Em breve novidades. Aguardem.

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  17. GOOGLE DOCS

    Já estamos no google docs. Em breve novidades. Aguardem

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  18. Estive hoje no IFCH / UFRGS, tratando de assuntos diversos.
    Publicarei novidades em breve. Acompanhe.

    Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) / Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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